RAFAEL AUGUSTO – FEVEREIRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA LEUCEMIA
O Clube Atlético Patrocinense abraça a campanha do Fevereiro Laranja contando a história do garoto Rafael Augusto de Souza Melo, de 4 anos, que venceu a leucemia.
No dia 27 de janeiro de 2020, após um exame de sangue de rotina, solicitado pelo pediatra para averiguar o motivo do Rafa estar tão desanimado e sem apetite, começava a luta dos pais Brunna Rutiele de Souza Gregório Melo e Juliano Magalhães Melo, juntamente com familiares e amigos.
Uma luta contra o tempo e contra o câncer, e em poucos dias, descoberto o diagnóstico de Leucemia.
Após a descoberta Rafael ficou internado no HC da UFU na cidade de Uberlândia, por 37 dias.
Ali foram feitos vários exames para seu acompanhamento e ele recebeu todas as medicações.
Entre quimioterápicos e o que mais fosse necessário para o bem estar dele.
Nesse tempo, a família ficou alguns dias em casa e voltamos novamente à rotina de hospital.
Rafael respondeu muito bem às medicações e teve a DRM (exame que demonstra a doença na medula ) negativa com 30 dias, mas o tratamento continuou.
São dois anos de tratamento no mínimo.
Sua mãe, Brunna, conta como foi esse período. “Entre internações e visitas ao hospital vivemos esses últimos dois anos. Muitas agulhadas, tantas que não conseguimos contar. Foi inserido na região do peito, um cateter para que ele não perdesse mais as veias que já estavam fracas de tanta medicação.”
No dia 11 de novembro de 2022, Rafael recebeu sua última quimioterapia e veio junto com isso um misto de emoções, felicidade e gratidão a Deus.
“Os exames de rotina e consultas seguem por mais um longo tempo, e estamos firmes em nossa fé. Rafael está curado pra sempre, desde o início. Deus já nos concedeu essa benção e hoje como nossa experiência, podemos ajudar outras pessoas em situações semelhantes”, disse Brunna.
A campanha Fevereiro Laranja vem para constatar-se que o diagnóstico precoce da leucemia ajuda a pensar em melhores formas de tratamento, que pode ser mais leve com boas respostas as medicações que tem mais chance de acontecer quando é descoberto no início, com mínimas chances de recidivas e maiores chances de remissão da doença.
“Doe sangue, doe medula e acima de tudo, doe amor, seja caridoso e aproveite cada segundo com quem você ama. Pois tudo é único. Desde o primeiro dia foi assim que eu mencionei, “Rafael foi diagnosticado com leucemia mas já venceu, em nome do Senhor Jesus”, repreendendo esse mal na vida dele” diz Brunna.
Agora, a mãe Brunna, o pai Juliano e os familiares podem comemorar a vitória de Rafael, não no futebol, mas na vida.
Rafael entrará no estádio Pedro Alves do Nascimento no próximo domingo, 12 de fevereiro, acompanhado os atletas do time grená, no jogo contra a equipe do Athletic de São João Del Rei pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, às 11 horas.
Queria desde já agradecer ao Diretor de Marqueting do CAP Rafael Dylan, ao Presidente Roberto Avatar, e toda diretoria do Clube Atlético Patrocinense pela bela iniciativa do Fevereiro Laranja e contar a angustiante história com final feliz vivida pelo pequeno Rafael Augusto e toda familia.
ASCOM: Clube Atlético Patrocinense
Edmar Cunha/Diariopatrocinense